PNL Sistêmica Desde 2013 - Auxiliando o Desenvolvimento Humano!

          Meta Objetivos Básicos de Treinamentos            
 
O meta objetivo básico de todo treinamento é (1) estabelecer ou (2) ativar padrões ou programas (na forma de espaços cognitivos) dentro do sistema nervoso do aprendiz. Isso envolve dois processos fundamentais: 
 
1. Estabelecer e Ampliar Mapas Perceptivos

2. Ativar e Conectar Experiências de Referência aos Mapas Perceptivos 
 
A competência Inconsciente ou competência latente vem da criação de experiências de referência. A competência Consciente vem da habilidade de codificar experiências. Decodificar é estabelecer uma conexão entre um mapa, abstração ou um rótulo e experiências de referência pessoais. 
 
O desenvolvimento das duas competências, consciente e inconsciente, vem da ativação e refinamento de experiências pessoais e comportamentos, na forma de exercícios e atividades. Um treinamento de PNL envolve três tipos básicos de atividades de aprendizagem: 
 
1. Atividades de Descoberta - onde alunos vivenciam atividades com um mínimo de definição formal de objetivos, com o propósito de criar experiências de referência comportamentais que servem como uma base intuitiva para pacotes cognitivos que vem mais adiante no programa. Exercícios de descoberta permitem ao aluno ter experiências espontâneas imaculadas e descontaminadas por expectativas conscientes sobre o que está “suposto” que vá acontecer. Exercícios de descoberta promovem o desenvolvimento da competência inconsciente.  


2. Atividades de Aplicação – onde alunos vivenciam atividades com objetivos especificamente definidos, procedimentos de evidência e instruções explícitas do processo para operações. Atividades de aplicação promovem o desenvolvimento da competência consciente com habilidades definidas pela mistura de pacotes cognitivos e outras experiências de referência. 


3. Atividades de Avaliação – onde alunos vivenciam atividades com o pressuposto de desenvolver tanto a competência inconsciente quanto a consciente com as habilidades designadas pelo programa de treinamento. A performance durante as Atividades de Avaliação promovem um feedback concreto tanto ao instrutor quanto ao aluno em relação aos tipos de habilidades internalizadas. 

Fonte: Apostila Practitioner PAHC - Sociedade Brasileira de Autoconhecimento e Comunicação,  COPYRIGHT DYNAMIC LEARNING PUBLICATIONS and NLP UNIVERSITY PRESS 

1/6